O pentagrama (ou pauta musical) é a base fundamental da escrita musical, composto por cinco linhas horizontais e paralelas, que criam quatro espaços entre elas. Tanto as linhas quanto os espaços são convencionalmente numerados de baixo para cima, estabelecendo a estrutura onde as notas e os símbolos musicais são posicionados para indicar altura e duração.

As notas musicais são dispostas tanto sobre as linhas quanto nos espaços entre elas. É essa posição específica que determina o nome de cada nota e, consequentemente, sua altura sonora, indicando se ela será mais grave ou mais aguda dentro da escala musical.

Para que as notas musicais possam ser nomeadas de forma padronizada no pentagrama, elas necessitam de um ponto de referência, e é a clave que estabelece essa base fundamental.
Além das notas que se encaixam nas cinco linhas e nos quatro espaços do pentagrama, a música abrange sons ainda mais graves ou agudos. Para representá-los, utilizamos as linhas e espaços suplementares, que podem ser adicionados tanto abaixo (inferiores) quanto acima (superiores) do pentagrama, expandindo o alcance tonal da escrita musical.
Espaço suplementar inferior

Espaço suplementar superior

