Olá galera tudo bem? Este é o primeiro tópico do nosso material sobre Piano/Teclado.
Gostaria, antes de abordar o assunto, de ressaltar que a abordagem do Piano/Teclado é cheia de mitos, e nossa intenção durante o curso será a de esclarecer da maneira mais clara possível, como entender e vencer as maiores dificuldades desses instrumentos.
Lembre-se: qualquer aprendizado requer paciência e muita dedicação!
O primeiro passo para compreender qualquer assunto nesse instrumento, é saber onde estão localizadas as notas no teclado (Tanto o Piano quanto o Teclado ou o Cravo, Órgão, Clavicórdio, etc são instrumentos que possuem um teclado, que nesse sentido são um conjunto de teclas!).
Ao olharmos para o teclado podemos constatar facilmente que há dois tipos de teclas: Brancas e Pretas. Nosso guia para identificar as notas serão as teclas pretas.
Perceba que há um padrão na maneira como as teclas são organizadas, ora temos um agrupamento de 2 (duas) teclas pretas, ora temos um agrupamento de 3 (três) teclas pretas. Tomaremos como exemplo as teclas de um teclado de 5 oitavas:

Entendendo esse padrão, aprenderemos agora a dar nome para as teclas brancas, pois são as mais “famosas” no mundo da música.
Nosso sistema musical (ocidental de tradição européia) é organizado com o uso de 12 sons que constituem a escala cromática (em aulas futuras eu explicarei sobre ela). Mas para fins didáticos ou mesmo por uma tradição cultural que recebemos através da televisão, do cinema etc, 7 sons ficaram popularizados que são as notas: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Sí.
As teclas brancas são justamente esses sons, entretanto no começo de nosso aprendizado em instrumentos de tecla é extremamente comum decorarmos a localização da nota Dó e irmos contando uma por uma até encontrarmos a nota que queremos e isso nos confunde muitas vezes e “atrasa” um pouco nosso ritmo de aprendizado.
Sendo assim, proponho entendermos como funciona a organização das teclas brancas para que possamos assimilar isso rapidamente para podermos ganhar uma certa fluência e desenvoltura em nosso instrumento.
Lembra que eu disse que iríamos nos orientar pelas teclas pretas? Pois bem, perceba que existem 3 teclas brancas que “encostam” no grupo de 2 teclas pretas ( Dó, Ré e Mi) e existem 4 teclas brancas que “encostam” no grupo de 3 teclas pretas (Fá, Sol, Lá e Si).

Perceber isso já nos ajuda a separar as teclas brancas em dois grupos: um de 3 teclas e outro de 4 teclas.
Após isso vamos entender a organização em cada um desses grupos e para facilitar esse processo precisamos entender os 3 formatos de tecla branca (que eu os nomeio: L,P e J) e quais as teclas semelhantes nesse sentido . Recomendo irem fazendo os exercícios sugeridos depois de cada explicação para não acumular no fim.
Formato L: São teclas cujo o formato nos lembram a letra L do nosso alfabeto. As teclas que possuem o formato de L são o Dó e o Fá. Perceba que o formato de L é a primeira tecla branca de um grupo de teclas pretas. Para diferenciar um do outro basta pensar que o Dó está “encostado” no grupo de 2 teclas pretas e o Fá está “encostado” no grupo de 3 teclas pretas.

Exercício: Toque as notas Dó e as notas Fá em seu teclado. Se oriente pela quantidade de teclas pretas e pelo formato das teclas brancas.
Formato J: São teclas cujo o formato nos lembra a letra J do nosso alfabeto. As teclas que possuem o formato de J são o Mi e o Si. Perceba que o formato de J é a última tecla branca de um grupo de teclas pretas (Sempre depois de uma tecla J teremos uma tecla L, as teclas L servem como guia para começarmos um dos grupos das teclas brancas mencionados acima). Para diferenciar um do outro basta pensar que o Mí está “encostado” no grupo de 2 teclas pretas e o Si está encostado no grupo de 3 teclas pretas.

Exercício: Toque as notas Mí e as notas Sí em seu teclado. Se oriente pela quantidade de teclas pretas e pelo formato das teclas brancas.
Formato P: São teclas cujo o formato nos lembra um Picolé quadrado de cabeça para baixo ou aqueles Pirulitos macios de cabeça para baixo( na minha época chamávamos de pirulito do zorro!) Logo a letra P serve para ilustrar a semelhança de tais teclas com a primeira letra do objeto que ela nos lembra. As teclas que possuem o formato P são o Ré, o Sol e o Lá. Perceba que o formato P fica entre uma tecla L e uma tecla J, sendo no primeiro grupo de teclas brancas uma tecla P e no segundo conjunto de teclas brancas duas teclas P.
Para diferenciar um do outro basta pensar que o Ré está “encostado” no grupo de 2 teclas pretas e que o Sol e o Lá são vizinhos e estão encostados no grupo de 3 teclas pretas(o Sol é a tecla da esquerda).

Exercício: Toque as notas Ré, Sol e Lá em seu teclado. Se oriente pela quantidade de teclas pretas e pelo formato das teclas brancas. Após estudar bem esses 3 formatos de tecla, podemos ainda para facilitar nosso raciocínio pensar da seguinte maneira:
- Temos dois grupos de teclas brancas separados pela quantidade de teclas pretas.
- Um possui 2 teclas pretas e o outro possui 3 teclas pretas.
- O que possui 2 teclas pretas tem 3 teclas brancas e o que possui 3 teclas pretas possui 4 teclas brancas.
- Ambos grupos de teclas brancas possuem teclas no formato L, P e J.
- Pense em separar os dois grupos de tecla branca e “decore” cada um deles separado (primeiro grupo de 3 teclas brancas depois o grupo de 4 teclas brancas).
- A sequência do grupo 1 de teclas brancas é LPJ, e a sequência do grupo 2 de teclas brancas é LPPJ.


Pratiquem bastante o nome das teclas brancas (Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si) e não se esqueçam que brincar com as notas é um fator fundamental para ganharmos intimidade com o instrumento. Não se acanhem pelo resultado sonoro, apenas se expressem sem medo para ganharem confiança para tocar. Entender o nome das notas os ajudará a localizá-las de maneira mais eficiente o que facilita a execução de uma música (quando você sabe quais notas tocar) e serve como referência para aprendermos acordes, escalas e boa parte dos assuntos relacionados ao nosso instrumento.
Na próxima aula irei ensinar o nome das teclas pretas.
Sugestão de repertório para aplicar localização das teclas:
- Brilha, Brilha Estrelinha
- Oh Minas Gerais
- Ode à Alegria
Toque essas músicas, click aqui.
Bom estudo a todos! =)
